Futebol-Planet-Tudo-Sobre-Futebol

Qual o Time Mais Rico do Mundo?

O futebol moderno se tornou uma máquina de fazer dinheiro e hoje é um mercado que movimenta bilhões de dólares, euros, libras e reais no mundo todo.

Pode se dizer que é um esporte movido pelo interesse financeiro e não mais apenas pela paixão de torcedores em arquibancadas.

Os clubes não vivem mais apenas de ingressos. Vendem camisas, direito de imagem, transmissão, atletas, patrocínio entre outras coisas ações.

Vemos também times antes locais, se tornando verdadeiras sensações e a cada dia mais conhecidos e mais ricos também. Algo inimaginável nos tempos antigos.

Esse fenômeno é atribuídos a tecnologia e a forma como nos comunicamos hoje, graças as redes sociais, smartphones e também a forma com seguimos os nossos ídolos do esporte que se tornam verdadeiros embaixadores dos times de futebol pelas redes sociais.

Mas nem todos os times conseguem se tornar super valiosos e mundialmente conhecidos.

Nesse artigo listamos os 15 clubes de futebol mais ricos (ou valiosos) do mundo na atualidade em dólares de acordo com o artigo do portal da Forbes.com “The World’s Most Valuable Soccer Teams 2022: Real Madrid, Worth $5.1 Billion, Is Back On Top”.

15 Clubes Mais Ricos do Mundo

15. INTER DE MILÃO

A origem do próprio nome do clube vem da tradição em aceitar jogadores estrangeiros. Uma marca antiga do gigante italiano.

No decorrer dessa lista, veremos que essa é uma tendência dos clubes mais valiosos do futebol e os maiores momentos da Inter foi justamente quando tinha em sua equipe jogadores internacionais como o argentino Javier Zanetti e brasileiro Ronaldo Fenômeno.

O clube hoje parece estar vivendo sempre em reformulação e perdeu muito espaço no cenário europeu desde de seu ultimo título de Champions Legue em 2010. Ainda sim é um importante clube mundial.

Valor: $1.0 bilhões
Dono(s): Zhang Jindong, LionRock Capital

14. AC MILAN

O segundo maior campão da Champions (7 títulos) já viveu muitos momentos de glória e apesar de hoje não estar em sua melhor forma futebolistica, em questão de títulos, ainda é muito valorizado.

Voltou a ganhar o campeonato italiano 2021-22 com a a ajuda do multi campeão Zlatan Ibrahimović.

Valor: $1.2 bilhões
Dono(s): Elliot Management

13. ATLETICO DE MADRID

O terceiro mais valioso da Espanha é com certeza um dos mais competitivos dos últimos anos.

O clube já disputou 2 finais de Champions League dos últimos 10 anos e vem crescendo cada vez mais com incentivos financeiros e a reforma e ampliação de seu estádio.

Seleiro de muitos atletas de classe A, hoje o Atletico é um clube merecidamente valorizado.

Valor: $1.5 bilhões
Dono(s): Miguel Gil, Enrique Cerezo, Ares Management, Idan Ofer

12. BORUSSIA DORTMUND

O segundo clube mais valioso da Alemanha é também um dos mais populares e com recordes de público em seus jogos.

Com uma torcida fiel não é atoa que o Borussia tem destaque nessa lista.

Um clube que respira e cuida do futebol como nem uma outra agremiação e de uma torcida fanática de dar inveja.

Valor: $1.8 bilhões
Dono(s): Bernd Geske, Evonik Industries

11. ARSENAL

Quem conhece Thierry Henry sabe que o quanto esse clube foi importante para carreira dele e o quanto ele também foi para a valorização do clube inglês no cenário mundial.

Um clube com uma estrutura invejável e sempre revelando atletas de nível classe A.

Apesar de não estar atualmente entre os grandes da Europa o clube Inglês ainda mantém seu status como um dos mais valiosos da Inglaterra.

Valor: $2.05 bilhões
Dono(s): E. Stanley Kroenke

10. TOTTENHAM HOTSPUR

Único clube inglês dessa lista que tem como donos ingleses também.

O Tottenham é um exemplo também de como a diversidade em campo com atletas internacionais e nacionais pode ajudar um clube a se popularizar no mundo.

É claro que o time se beneficia pela estabilidade do país e da moeda forte inglesa (a libra), mas o fato de ser conhecido no mundo tem mais a ver com o intercâmbio de atletas no clube.

Valor: $2.35 bilhões
Dono(s): Joseph Lewis, Daniel Levy

9. JUVENTUS

Tradicional clube italiano não poderia ficar fora dessa lista.

Um dos mais vitoriosos da Itália, a Juventus já chegou a ser considerada o time mais popular da Europa no passado.

A mais recente aposta foi em ter adquirido um dos melhores, se não o melhor jogador de todos os tempos do futebol mundial e ainda ativo Cristiano Ronaldo (não faz mais parte do elenco) que trouxe uma enxurrada de torcedores e cresceu ainda mais o prestigio do clube.

Apesar de a Juventus não conquistar a Europa em termos de títulos a um bom tempo, o clube é o maior vencedor em seu pais.

Valor: $2.45 bilhões
Dono(s): Agnelli family

8. CHELSEA

Apesar da turbulenta mudança de comando do clube que antes pertencia ao bilionário russo Roman Abramovich, o clube inglês continua sendo um dos mais valiosos do mundo e também um dos mais competitivos.

Com futebol vistoso e sempre trazendo atletas de elite e de nacionalidades diversificadas não atoa o clube conquistou notoriedade mundial e hoje é um caso também concreto de como um clube de pouca expressão pode se tornar uma máquina de futebol.

Valor: $3.1 bilhões
Dono(s): Todd Boehly, Clearlake Capital

7. PARIS SAINT-GERMAIN

Um exemplo de como um clube pode se beneficiar financeiramente trazendo os melhores e mais famosos atletas do futebol.

Tática que ainda não rendeu a maior competição de futebol (a Champions League) mas que sim traz muito mais recursos além do futebol.

O clube francês do brasileiro Naymar, Messi e Mbappé já foi palco de atletas como David Beckham, Zlatan Ibrahimović e Ronaldinho Gaúcho só para citar alguns.

Valor: $3.2 bilhões
Dono(s): Qatar Sports Investments

6. MANCHESTER CITY

O clube inglês é um exemplo de como um clube local pode se tornar um fenômeno mundial.

É claro que para isso em um mercado tão competitivo como é o futebol, é preciso de uma injeção (geralmente de bilhões) de investimento.

Um dos times de futebol mais comentados e que a cada ano vem se tornando também muito vitorioso.

Valor: $4.25 bilhões
Dono(s): Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan

5. BAYERN MUNICH

Os bávaros não sabem apenas fazer cerveja mas também são adeptos do bom futebol.

Não atoa nessa lista temos o clube alemão que sempre esta entre os favoritos a títulos importantes no cenário mundial do futebol.

O Bayern é clube alemão mais valioso do mundo e pode se dizer que é o mais diversificado também em seu território nacional.

Valor: $4.27 bilhões
Dono(s): Membros e socios do clube

4. LIVERPOOL

O fato do clube inglês ter donos americanos pode ser um fator relevante para o seu valor de mercado mas não é só isso que explica o grande fenômeno que é o Liverpool mundialmente.

O clube a muito tempo não vencia uma Champions League e Premiere League mas nos últimos anos vem empolgando não só a torcida local mas também os entusiastas do bom futebol com um elenco diversificado o que beneficia muito o clube não apenas tecnicamente em campo, mas em exposição aos mercados dos seus atletas.

Valor: $4.45 bilhões
Dono(s): John Henry, Tom Werner

3. MANCHESTER UNITED

O clube pode até não estar em uma de suas melhores fases do futebol em termos de títulos mas com certeza ainda ocupa o status de clube inglês mais valioso do mundo.

Um exemplo de como conquistar mercados mundo a fora com muitos fãs em mercados grandes como o americano.

Hoje conta com um de seus maiores ícones no elenco, Cristiano Ronaldo.

Valor: $4.6 bilhões
Dono(s): Familia Glazer

2. BARCELONA

O time catalão é um dos favoritos pelos entusiastas do futebol mundo a fora e não poderia ficar fora dessa lista.

Berço dos maiores atletas que futebol já viu, o Barcelona não só acumula títulos como também o status de segundo mais valioso do mundo mesmo com a partida de grandes atletas como Messi.

O slogan do time segue firme

Més que un club (Mais que um clube)

Valor: $5.1 bilhões
Dono(s): Membros e socios do clube

1. REAL MADRID

O clube mais valioso é também o clube que mais venceu a competição mais importante de clubes também com 14 títulos de Champions League. 7 títulos a frente do segundo colocado, o Milan da Italia.

O Real Madrid é sem dúvidas o nível máximo que um clube pode chegar em termos de qualidade de estrutura, futebol, valor de mercado, conquistas e torcedores.

Os maiores de todos os tempos já pisaram em seu estádio, o Santiago Bernabéu.

Valor: $5.1 bilhões
Dono(s): Membros e socios do clube

Conclusão

O Real Madrid é o time mais tico do mundo em termos de tudo.

É o time mais bem sucedido em termos de títulos, possui o elenco mais valorizado e é um dos clube mais seguidos em redes sociais.

Veja também um artigo sobre qual clube tem a maior torcida do mundo aonde o Real se destaca.

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados