Futebol-Planet-Tudo-Sobre-Futebol

Qual o Melhor Goleiro do Mundo?

Nesse artigo vamos mostrar quais os melhores goleiros do mundo de acordo com a FIFA que é a responsável por organizar o futebol mundial profissional, e também vamos considerar dados da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) que é um órgão reconhecido pela FIFA e responsável por divulgar dados sobre records no futebol profissional mundial.

Além disso vamos fazer uma lista dos melhores de acordo com a média de defesas em competições importantes do futebol profissional.

5 Melhores Goleiros do Mundo da FIFA

O prêmio da FIFA foi realizado em 17 de Janeiro desse ano e teve uma certa polemica no que diz respeito ao melhor goleiro do mundo.

O prêmio foi dado ao goleiro do Chelsea FC Édouard Mendy mas na seleção do ano o goleiro que fez parte do time foi o goleiro italiano do PSG Gianluigi Donnarumma.

Pode se dizer que essa escolha se deve ao peso dos títulos que o Chelsea ganhou em 2021 como a Champions League e Mundial.

Independente disso vamos a lista dos 5 melhores da atualidade de acordo com a FIFA

5. Kasper Schmeichel (Leicester City/Dinamarca)

O goleiro dinamarquês de 35 anos tem sido uma surpresa e destaque do time inglês desde a temporada em que o clube inglês surpreendeu a todos ganhando a Premiere League na temporada de 2016.

O goleiro não perde uma partida desde de 2017 pelos Foxes e recentemente levou a FA Cup (a mais antiga competição de futebol do mundo).

4. Alisson Becker (Liverpool/Brasil)

Mais um goleiro da liga ingles o brasileiro Alisson vem se destacando como um dos goleiros a ser menos vazado e ter uma da maiores médias de defesas a gol.

Alisson levou em 2019 o prêmio de melhor goleiro da FIFA e foi essencial para a seleção brasileira se classificar para a Copa do Mundo do Catar de 2022 com recordes nunca antes visto em eliminatórias.

Com apenas 29 anos, muito provavelmente vai ganhar novamente o titulo de melhor goleiro do mundo se mantiver o alto rendimento dos últimos anos.

3. Manuel Neuer (Bayern Munich/Alemanha)

O goleiro alemão de 35 anos já ganhou uma vez como melhor goleiro FIFA em 2020 e há muito tempo esta entre os melhores.

Sempre disputando títulos importantes por seu clube e também por sua seleção, que não foi bem na Euro 2020, conseguiu manter um recorde de 22 jogos sem levar gols em 50 jogos entre competições importantes por seu clube.

2. Gianluigi Donnarumma (PSG/Italia)

Goleiro Italiano 1,96 metros vem se destacando cada vez mais mundialmente e conquistando títulos importantes.

O mais notório foi a EURO 2020 em que conquistou com a Itália sendo uma surpresa no torneio.

Infelizmente a seleção italiana não se classificou para a Copa do Mundo de 2022 mas ainda sim o goleiro é destaque da equipe francesa Paris Saint-Germain

1. Edouard Mendy (Chelsea/Senegal)

Apesar da polemica da FIFA em ter colocado Donnarumma na seleção de 2021, Mendy se sagrou como melhor goleiro do ano por suas atuações e também muito pelo peso dos titulos de Champions League e o Mundial de Clubes.

Sem dúvidas o goleiro estará com mais frequência nos anos seguintes

Melhor Goleiro do Brasileirão 2021

Weverton (Palmeiras)

O melhor goleiro do Brasileirão do ano passado é do Palmeiras de acordo com a CBF.

Apesar de não ter conquistado o título nacional o Palmeiras ainda sim conseguiu conquistar a Libertadores de forma consecutiva.

O titulo pode ser polemico pois leva em consideração outras competições e não de fato critérios específicos como defesas mais difíceis, o goleiro menos vazado e também sequência de jogos sem levar gols do Campeonato Brasileiro.

Pode se dizer que é o conjunto da obra da temporada que define o melhor goleiro de acordo com a CBF.

Um titulo merecido mas que poderia sim critérios mais rigorosos se estamos falando de um só campeonato.

Abaixo listamos alguns critérios dos goleiros que de fato fizeram a diferença como de menos gols levados (ou menos vazados) e de defesas mais difíceis.

5 Goleiros Menos Vazados do Brasileirão 2021

5. João Paulo (Santos) – 13 jogos

4. Tiago Volpi (São Paulo) – 14 jogos

3. Walter (Cuiabá) 14 jogos

2. Fernando Miguel (Atlético-GO) – 15 jogos

1. Éverson (Atlético-MG) – 16 jogos

3 Goleiros Com Mais Defesas Difíceis do Brasileirão 2021

Fonte Footstats:

1. João Paulo (Santos) – 37

2. Matheus Cavichioli (América-MG) – 37

3. Tiago Volpi (São Paulo) – 33

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados