Futebol-Planet-Tudo-Sobre-Futebol

O Que é Futebol Society? História e Regras

Futebol Society

Não há dúvidas de que o esporte mais amado e praticado no Brasil é o Futebol. Seja na rua, em campos de futebol de grama ou até mesmo de concreto (Futsal), mas não para por aí.

O brasileiro por natureza é muito criativo, e dessa criatividade surgiu uma modalidade conhecida como Futebol Society.

História do Futebol Society

Não se sabe dizer ao certo quem (pessoa) criou a modalidade mas existem várias versões de onde pode ter surgido o esporte e como ele se difundiu.

Uma delas é de que nos anos de 1950 os jogos amadores de futebol eram realizados em campos reduzidos (até quatro vezes menores) pela alta sociedade de Petrópolis no Rio de Janeiro. E é dessa origem que viria o nome society (sociedade em Inglês) ou soçaite.

Outra versão é de que na década de 80 o Futebol Society era chamado de Futebol 7 (hoje esporte paralímpico disputado por atletas) pois a Receita Federal não aceitava registro de entidades esportivas com palavras de língua estrangeira.

Nascia então a Federação Futebol 7 de origem gaúcha, mesmo a modalidade já sendo praticada em várias regiões do país, como em São Paulo-SP. Os organizadores decidiram então registrar o nome fantasia na Receita Federal como Futebol Society.

Uma outra versão, agora da região de São Paulo, é de que em meados de 1985 foram construídos os primeiros campos menores de grama natural em mansões do Morumbi onde executivos se encontravam para jogar.

Mas o nome “Futebol Society” surgiu em 1988 em um campo localizado no Itaim Bibi. Campo esse que foi um dos primeiros e mais conhecidos campos para locação de quadra mas quantidade de jogadores variam de 6 a 10.

A Unificação das Confederações

Existiam 2 entidades que coordenam o Futebol Society. A Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (fundada em 30 de outubro de 1996, pelo Professor Milton Mattani, ex-árbitro de futebol de salão) e a Confederação de Futebol 7 do Brasil.

A Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7S) e a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7) trabalharam paralelamente por alguns anos e tinham diversas federações estaduais filiadas.

Em julho de 2011 ambas as diretorias se reuniram com o objetivo de unificar as entidades e criar um planejamento conjunto para a modalidade mas somente no dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizado, em São Paulo-SP, o Simpósio Nacional da modalidade, que marcou oficialmente a unificação das Confederações, que juntas deram origem à Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7).

A Separação

No dia 10 de fevereiro de 2015, os diretores da CBF7, Sr. Milton Mattani, Marcello Sangiovanni e José Maria Lopes Martins desligaram-se da entidade e anunciaram a fundação da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS), que agora juntamente com a CBF7 busca coordenar o esporte no país.

Posteriormente novas entidades surgiram fazendo com que a modalidade não tenha uma unidade confederativa.

Regras do Futebol Society

Tamanho e Dimensões do Campo

O tamanho de um campo oficial para partidas de futebol society (futebol de 7) deve ter comprimento mínimo de 45 metros e máximo de 55 metros com largura mínima de 25 metros e máxima de 35 metros. 

Essas medidas vão de acordo com o padrão da entidade associada a FIFA, a Federação Internacional de Football 7 Society (FIFO7S) que cuida das regras do esporte internacionalmente.

Para disputas de futebol de 11 em campos profissionais, a FIFA prevê campos com as dimensões mínimas de 45m x 90m, e máximas de 90m x 120m. 

Já em jogos internacionais é permitido apenas campos com dimensões mínimas de 64m x 100m ou de 75m x 110m no máximo.

Em campos de Fut 5 (4 na linha) a FIFA prevê medidas mínimas 15m de largura x 25m de comprimento e máximas de 25m (L) x 42m (C). Em competições oficiais as medidas devem ter o padrão com dimensões mínimas 18m de largura x 38m comprimento com máximas de 25m (L) x 42m (C).

Em outras modalidades como o Fut 6, 8 e 9, a FIFA não possui regulamentação de tamanhos mínimos e máximos mas de forma geral e popular se consideram as seguintes medidas:

Fute 6 (5 na linha): 20m x 40m até 25m x 45m
Fute 8 (7 na linha): 30m x 50m até 40m x 60m
Fute 9 (8 na linha): 40m x 60m até 50m x 80m

Jogadores

Na modalidade oficial de futebol 7 ou Fute 7, temos sete jogadores em cada time, sendo que 6 jogam na linha com 1 goleiro.

Nas outras modalidades de society temos os respectivos jogadores

Fute 5: 4 na linha e 1 goleiro
Fute 6: 5 na linha e 1 goleiro
Fute 8: 7 na linha e 1 goleiro
Fute 9: 8 na linha e 1 goleiro 

Fazendo um paralelo com o futebol profissional que vemos mais frequentemente, temos um total de 11 jogadores, sendo 10 jogadores de linha e 1 goleiro.

Arbitragem

No futebol society a arbitragem é menor também por conta do tamanho reduzido do campo. Em jogos oficiais e amadores é comum apenas dois árbitros. 

Em jogos de futebol de 11 jogadores é comum vermos ao menos 4 árbitros.

Tempo de Jogo

O tempo de partida padrão é de 50 minutos sendo divididos em 2 períodos de 25 minutos, com uma breve pausa. 

Modalidades Derivadas

Hoje em dia as pessoas que praticam a modalidade entendem que o significado do nome Futebol Society se refere a campos de futebol com grama sintética pois ela foi ganhando derivados como é o caso do Showbol, entre outros como o Futebol 6, 8, 9, Fut5 (muito comum na Europa) e esportes como o Fuebol de 7 (paralímpico).

Assim como outros esportes, o Futebol Society virou domínio popular e possibilitou uma maior difusão da atividade de futebol amadora.

Se antes era, ou não, um esporte da alta sociedade, hoje é inegável a importância dele para a prática e lazer das pessoas, com diversos tamanhos e possibilidades.

Confira também o vídeo do canal do Antonio que explica um pouco sobre a origem:

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Antonio Candido Junior

Antonio Candido Junior

Entusiasta do futebol

ARTIGOS RELACIONADOS