• Euro 2012 está chegando ao fim

    Após grandes jogos, a Euro 2012 está chegando no fim com o jogo decisivo amanhã entre Espanha e Itália

    Atualizado em 30/06/2012 - 17:54

     

    Neste domingo, primeiro de Julho, terminará mais uma edição da Euro de 2012. Na grande final, uma seleção que vem se destacando já a alguns anos e a atual campeã da competição e do mundo, Espanha. Do outro lado a Itália com toda sua tradição, força defensiva, e mostrando sua força ofensiva também nos últimos jogos.

     

    Ao lado a cobiçada taça da Euro 2012, competição realizada na Polônia e na Ucrânia. A Espanha busca seu segundo título seguido, já a Itália tenta mais uma taça da Euro, e busca recuperar o prestigio que se apagou nas últimas temporadas.

     

    A Euro 2012 ficou marcada por um série de protestos no ínicio, e por algumas grandes surpresas. Como a seleção Holandesa, sendo uma das favoritas para chegar nas fases finais, caindo logo na fase de grupos. Outra favortia era a Alemanha, muitos apostavam em uma reedição da final da Euro de 2008, com Espanha e Alemanha, porém a Itália surpreendeu a todos com uma equipe forte e bem armada por Prandelli, e venceu os alemães na semi-final.


    A equipe espanhola conta com a força de sua equipe, o entrosamento e o meio-campo da seleção espanhola são o grande diferencial. E o técnico Vicente Del Bosque já tem tudo certo para a grande decisão, que deve entrar com um time parecido com o dos últimos jogos. As únicas dúvidas do treinador é se escala um atacante fixo ou o time formado com Fabregas para ter mais movimentação e toque de bola. Outra mudança que pode pintar na fúria é à saída de David Silva, que demonstra sinais de cansaço, e com isso, seu rendimento está visivelmente caindo nas últimas partidas.

    Em entrevista a imprensa, Fabregas e Sergio Ramos alertaram sobre Pirlo e que o jogador deve ter uma marcação especial durante a partida.
    "Nós o enfrentamos no jogo de abertura da Euro e foi muito difícil. Tentaremos neutralizar seus pontos fortes: os dois atacantes e Pirlo, que são os maiores problemas que poderemos ter", afirmou Fabregas.

    O capitão da seleção, Iker Casillas, não aceita favoritismo da fúria e ressalta a emoção que está sentindo em estar na final da Euro novamente, comparando com o que sentiu em 2008, quando naquela ocasião, a equipe saiu campeã.

    "Esta final de agora é diferente. Há quatro anos, chegamos depois de muito tempo sem conseguir nada. No Mundial também teve muito nervosismo, mas conseguimos. Agora é a continuidade destes anos. Há quatro anos era impensável estar nessa final. A história já está feia, queremos defender um título que conseguimos", disse Casillas.

     


    Seleção espanhola em seu sessão de treino antes da final de domingo (Foto: Getty Images)



    Já a azzurra conta com a inteligência e o poder de decisão de Andrea Pirlo, que vêm sendo fundamental nesta campanha italiana até aqui. O jogador da Juventus está ajudando muito a equipe com passes precisos nos momentos mais decisivos da partida. Outra arma da seleção italiana é o jovem e polêmico atacante Mario Balotelli, que fez dois gols no último jogo contra a Alemanha, e pelas últimas declarações, pretende fazer quatro na partida final.

    As duas seleções fizeram um jogo difícil na abertura da Euro deste ano, empatando em 1 a 1. E o técnico Prandelli disse que está estudando a seleção para que possa surpreender e vencer a final.

    “Estamos olhando os pontos fracos da Espanha e trabalhar em cima disso não será fácil. Eles são campeões do mundo e da Europa" .

    Além disso, Prandelli sugeriu que pode não continuar no comando da seleção italiana após o termino da competição, mesmo se for campeão, alegando que o trabalho tem sido muito desgastante.

    "Esses últimos dois meses foram muito complicados, mesmo com todo o suporte que recebi do time e da Federação. Mas esses últimos dois meses têm sigo muito pesados mesmo em mim, e não sei se é isso que estou procurando. Posso seguir meu caminho? Eu estou falando de qualidade de vida e talvez possa refletir com mais calma. Mas não quero falar mais disso agora, podemos voltar ao assunto daqui três dias, depois da final".

     


    Jogadores italianos se preparando para pegar a Espanha na grande final da Euro (Foto: Getty Images)

     

     

    A partida entre Espanha e Itália começará amanhã as 15h45 (horario de brasília), e será transmitia pela Globo e ESPN Brasil.

     



    Veja mais notícias sobre o Espanha >


    Veja mais notícias sobre o Itália >