• Itália vence Inglaterra nos pênaltis e enfrenta Alemanha na semifinal

    Em jogo muito movimentado e sem gols no tempo normal, a equipe italiana se deu melhor na decisão por pênaltis e se classificou para a semifinal da Euro de 2012

    Atualizado em 25/06/2012 - 1:16

     

    Com as duas equipes que mais sabem defender jogando, Inglaterra e França tinham tudo para fazer um jogo truncado e sem gols. A parte da falta de gols realmente aconteceu, porém o duelo foi muito emocionante e movimentado, contrariando todas as expectativas.

    A Itália começou a partida de forma mais ofensiva, quase abrindo o placar logo aos 3 minutos. De Rossi recebeu passe e chutou forte de trivela, a bola bateu na trave direita de Hart e saiu. Logo em seguida, Johnson foi acionado dentro da área e com liberdade e finalizou com força, mas viu Buffon, com frieza e muito reflexo, defender muito bem.

    A Inglaterra começou a dominar a partida após bom início da Itália, aos 12 minutos com Parker pegou de primeiro um rebote, e aos 14 em cruzamento de johnson, que vinha fazendo uma excelente apresentação, para Rooney cabecear com perigo.
    Porém, o jogo estava muito movimentado, e logo a Itália que começou a assustar, primeiro aos 17 minutos, Cassani recebeu bola em profundidade, mas Hart foi mais rápido. Aos 25 minutos, foi a vez de Balotelli que pegou a bola com liberdade, mas demorou para concluir a jogada, sendo travado por Terry, perdendo uma grande oportunidade.

    O jogo era lá e cá, quando uma equipe parecia melhor na partida, chegando no ataque, o outro time logo equiparava as ações e equilibrava, chegando com perigo também. E esse foi o panorama de toda primeira etapa, com a Itália terminando pressionando mais e chegando cada vez mais perto do gol, mas sem sucesso.

     


    Rooney foi muito marcado mas criou boas oportunidades de marcar (Foto: Getty Images)



    Na volta do intervalo, a azzurra voltou melhor na partida, e passou a dominar a partida, com inúmeras chances de gol, com De Rossi e Balotelli. O atacante do Manchester City quase fez um golaço aos 14 minutos, quando tentou uma bicicleta, mas a bola passou sobre o gol de Hart.

    Para tentar mudar a partida, Hodgson colocou Carrol e Walcott nos lugares de Milner e Welbeck. E logo em seguida, ambos participaram de um bom lance para o time inglês. Walcott arrancou pela direita e cruzou, Carrol disputou e a bola sobrou para Young finalizar, passando a bola com muito perigo.

    A patida continuava muito movimentada, e tanto a Itália quanto a Inglaterra tinham boas chances de inaugurarem o placar. Nos minutos finais chances claras para os dois lados, para a Itália, Nocerino foi lançado e na hora do chute, foi travado por Johnson, Para a Inglaterra, Cole mandou na área, Carrol ajeitou para Rooney finalizar de bicicleta, mas viu a bola passar por cima da meta de Buffon, com isso, o zero insistiu no placar, levando a partida para a prorrogação.

    Na prorrogação a partida se manteve igual, com a Itália continuando melhor e dominando mais a partida, porém o cansaço parece que tinha batido nos jogadores, fazendo com que as chances de gol ficassem mais raras e o jogo continuasse movimentado, mas um pouco mais cadenciado.

    As melhores chances foram italianas, primeiro com Diamanti que colocou a bola na trave após cruzamento, aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
    Aos 9 minutos, Diamanti cruzou e Nocerino cabeceou para o fundo da rede, mas o meia estava impedido e o gol foi anulado. Levando a decisão para os pênaltis.

    Nas penalidades, pela seleção italiana, Balotelli, Pirlo (com cavadinha), Nocerino e Diamanti converteram suas cobranças, Montolivo chutou para fora. Na Inglaterra, apenas Gerrard e Rooney converteram suas cobranças, Young mandou no travessão, e a cobrança de Cole foi defendida por Buffon.

    Dessa forma, a Itália se garantiu na semifinal da Euro, e a Inglaterra teve que amargar mais uma derrota por pênaltis em sua história.
     


    Pirlo tentando jogada no meio da forte marcação inglesa (Foto: Getty Images)

     

     

    Informações da Partida


    INGLATERRA  0 (2) X (4) 0  ITÁLIA

    Local: 
    Estádio Olímpico, em Kiev (Ucrânia) 
    Data: 24 de junho de 2012 (Domingo) 
    Horário: 15h45(de Brasília) 
    Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
    Cartões amarelos: Barzagli e Maggio (Itália)
    Gols nos pênaltis: INGLATERRA: Gerrard e Rooney
    ITÁLIA: Balotelli, Pirlo, Nocerino e Diamanti

    INGLATERRA: Hart; Johnson, Terry, Lescott, Ashley Cole; Ashley Young, Gerrard, Parker (Henderson) e Milner (Walcott); Rooney e Welbeck (Carroll)
    Técnico: Roy Hodgson

    ITÁLIA: Buffon; Abate (Maggio), Bonucci, Barzagli e Balzaretti; Marchisio, De Rossi (Nocerino), Montolivo, Pirlo; Balotelli e Cassano (Diamanti)
    Técnico: Cesare Prandelli

     



    Veja mais notícias sobre o Inglaterra >


    Veja mais notícias sobre o Itália >